Viva as Mulheres! Viva o 8 de março!



 O 8 de março é um dia de reflexão e luta. A data foi escolhida para chamar a classe trabalhadora, e de forma especial as mulheres, a contemplar as suas conquistas e planejar as novas lutas pela sua efetiva emancipação. 
Esse marco histórico faz referencia a uma greve de tecelãs americanas, ocorrida em 1857,  que lutavam por seus direitos, entre eles a redução da jornada de trabalho e melhores salários e foram violentamente reprimidas, sendo trancadas na fabrica onde ocorreu um incêndio que resultou na morte de aproximadamente 130 operarias. 
Em 1910 durante a reunião da Internacional Socialista, o 8 de março foi escolhido como dia Internacional das Mulheres, uma homenagem as tecelãs mortas durante a greve que lutavam entre outras coisas pela redução da jornada de trabalho de 16 horas para 8 horas. Essa memoria histórica encorajou as novas lutas e grandes vitórias.
É portanto essa data, um momento de comemorar as conquistas e revigorar as energias e avançar na luta para assegurar direitos efetivos e permanente.

A todas as mulheres, mães, filhas, trabalhadoras, operarias, estudantes, camponesas, mulheres guerreiras da luta por  uma sociedade justa, fraterna e solidaria um grande e fraterno abraço, a luta e a vitória sempre!

dilma-rousseff_presidente

Viva a Mulher!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos