Sobre o transporte público em Juazeiro do Norte

    Vêm de muito longe os problemas com o transporte público em Juazeiro do Norte, quando fui gestor, após o primeiro mandato do prefeito Raimundo Macedo, herdei o transporte precário sem nenhuma regulamentação, com a cidade carente até mesmo dos abrigos dos pontos de parada de ônibus.  
    De 2009 a 2012 fizemos o possível no espaço de tempo para melhorar o transporte publico do município, Deste modo, seguindo a orientação da nossa procuradoria foi feita a regularização das linhas de ônibus, onde foram colocadas uma série de exigências às empresas de transporte coletivo para que a população tivesse uma prestação de serviço melhor. Assim a frota de que era de 18 ônibus saltou para 38 e passamos a cobrar mais regularidade e pontualidade no serviço, ficando mesmo assim muito longe de um serviço ideal. 
As empresas assumiram o compromisso de investir na melhoria da frota para oferecer mais conforto e qualidade, Também implantamos quatro novas linhas com topiques, ampliando a área de cobertura do transporte alternativo sem conflito entre as categorias.
    Foram ainda regulamentado os taxistas, com a padronização da cor do veículo, implantação do taxímetro e taxi-inclusivo. Os moto-taxistas também foram padronizados, melhorando assim a segurança para os usuários e o espaço de trabalho destes trabalhadores. Considerando o aspaço de tempo e a situação extremamente grave isso é o que foi possível fazer, sem onerar o usuário com tarifas exorbitante e com  um reajuste de passagem durante a nossa gestão. 
    Nos últimos três anos a progressiva desorganização destes serviços parece ter sido proposital, com a nítida intenção de fazer a ruína completa das empresas para exclui-las definitivamente. As empresas locais  faliram por conta do arrocho tarifário, agravado pela elevação do preço do diesel. Ficou deste modo a suspeita, segundo dizem nas redes sociais, que tudo seria parte de um plano do  atual gestor , para cumprir um acordo pré eleitoral que envolveria a exploração deste espaço por um seu apoiador oriundo do setor empresarial de transportes urbanos.  A futura licitação das linhas do transporte urbano de Juazeiro do Norte nos elucidará essa duvida.



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