sábado, 24 de junho de 2023

Alergia a medicamentos - Farmacodermia

A farmacodermia é uma irritação na pele, mucosas, ou unhas provocada por remédios . Essa iritação pode ser de intensidade variada. Manifestando-se como manchas vermelhas com coceira, em pequena ou grande quantidade, até casos gravíssimos que pode afetar de forma profunda e completa a pele provocando o seu total deslocamento pondo em risco a vida do doente.  
Veja nas fotos exemplos de farmacodermia:
Caso grave com descolamento da pele
uma única mancha

 



 Neste casos múltiplas manchas com prurido intenso 

quarta-feira, 7 de junho de 2023

ALERGIA A PICADA DE INSETO - Estrófulo

 Algumas pessoas, principalmente, crianças depois dos 2 anos , podem apresentar uma reação exagerada a picada de inseto, mesmo em alguns casos uma única picada . Geralmente as pessoas que apresentam este problema são sensíveis  a outras coisas e podem apresentar inclusive alergias respiratórias, veja os vídeos e siga o nosso instaram para maiores informações.  

https://www.instagram.com/reel/Cs_U8a_tf2c/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igshid=MzRlODBiNWFlZA==




sexta-feira, 2 de junho de 2023

MICOSE OU COCEIRA NA VIRILHA PODE SER TINEA CRURIS

 

A Tinea Cruris é uma micose que acomete principalmente a região inguinal, genitais e glúteo. É provocada por um fungo e se apresenta como uma mancha vermelha com intensa coceira . 

https://www.instagram.com/p/Cstc5p2u466/

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Urticária

 Urticária é o nome cientifico de uma irritação que ocorre na pele quando surgem diversas manchas com relevo com coceira e vermelhão. Essa alterações da pele se apresentam como pequenas manchas em lugares variados, formas diversas e que muitas vezes se agrupam formando grandes placas sempre com muito prurido. 

URTICÁRIA MANCHAS COM FORMAS E TAMANHOS VARIADOS COM MUITA COCEIRA

CAUSAS
As causas da urticária são diversas. Podem ser alérgicas e não alérgicas. Entre as causas alérgicas encontram-se uma infinidades de agentes como medicação, alimentos, substância químicas,  picada de insetos, ou outras não alérgicas, como o frio ou o calor, exercícios físicos, atrito, pressão, contado com água quente ou fria etc. 

SINTOMAS 
Os sintomas básicos são as manchas ou placas com relevo, com coceira intensa, às vezes ardência ou queimação, porém nos casos graves podem ocorrer edema em pálpebras, lábios e mesmo uma complicação extremamente grave chamada choque anafilático onde a vida da pessoa corre risco devido ao que se chama edema de glote, situação que exige o atendimento de emergência para cuidados específicos .

TRATAMENTO
Nos casos não complicados o tratamento é feito com medicação oral especifica, com diversas combinações de antialérgicos, variando o tempo de acordo com a intensidade dos sintomas, sendo de fundamental importância a identificação do agente precipitante da alergia.


quinta-feira, 10 de novembro de 2022

MELANOMA, O CÂNCER DE PELE MAIS AGRESSIVO

 Entre os tumores de pele, o mais agressivo dos câncer é o melanoma maligno, isso porque esta doença que afeta as células responsáveis pela pigmentação da pele quando em estágio avançado, com frequência é responsável por metástases, invasão das células cancerígenas para outros órgãos.

Quanto mais antigo maior o risco de metástase pois a doença invade a pele

COMO IDENTIFICAR O MELANOMA?

O melanoma pode se apresentar em qualquer parte do corpo, inclusive em área que não são expostas ao sol. Pode surgir em cima de lesões antigas ou diretamente na pele. Na maioria dos casos como uma mancha escura, preta, castanha escura, com bordas e contornos irregulares. O melanoma também pode aparecer em mucosas e até mesmo no leito das unhas. 

COMO TRATAR O MELANOMA ?

O melanoma deve ser tratado inicialmente com cirurgia, cuidadosamente planejada para assegurar que toda lesão foi retirada com boa margem de segurança para diminuir o risco das perigosas metáteses. A lesões menores tem maior chance de serem curadas. 

Além da retirada da lesão cirurgicamente faz-se necessário radioterapia, quimioterapia e imunoterapia de acordo com o estadiamento da lesão.

 veja foto de melanomas em fase inicial:


Muitas vezes confundido com uma pequena mancha ou sinal na pele , inicialmente sem apresentar qualquer desconforto.

Em uma fase mais avançada a lesão pode apresentar deformidades mudando o aspecto de antigos sinais e apresentando algum desconforto como coceira . 


A dica final é que suspeite de toda mancha que muda sua forma, cor, tamanho ou apresenta algum tipo de incomodo e procure o especialista para os exames adequado e tratamento. 

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Como reconhecer o câncer de pele

A forma como se apresenta o câncer de pele é muito variável, mas deve--se suspeitar de qualquer lesão que não cicatriza em áreas expostas ao sol. A doença pode se iniciar como um pequeno nodulo ou mesmo uma área elevada na pele, com aspecto grosseiro e descamação, ou ainda ulcera ou ferimento que não cicatriza. Em alguns pacientes, a parte principal da lesão pode se localizar abaixo do nível da pele. Eventualmente, o tumor apresenta uma úlcera na sua parte central .

Câncer de pele inicial, um pequeno ferimento superficial 

Desconfie de qualquer ferimento que não responde ao tratamento correto, ou qualquer sinal novo ou mesmo antigo que esteja crescendo, mudando de cor ou de forma. 


Em sua forma inicial, o câncer de pele conhecido como Carcinoma Celulas escamosas  é curado com a sua retirada completa por meio de um procedimento cirúrgico relativamente simples .

É sempre bom lembrar que a exposição ao sol aparece como um dos principais fatores responsáveis capaz de provocar essa doença. Sendo as pessoas de pele clara os mais vulneráveis. 

Sendo assim as medidas de prevenção incluem :

  • Evitar o sol: procurar a sombra, diminuir as atividades fora de casa das 10 h às 16 h (quando os raios solares são mais intensos) e evitar banhos de sol e câmaras de ultravioleta.

  • Usar roupas protetoras: camisas de manga longa, calças compridas e chapéus de aba larga.

  • Uso de fotoprotetores: pelo menos com FPS 30 com proteção UVA/UBV de amplo espectro, usado diretamente (reaplicados a cada 2 horas e depois de nadar ou suar); não deve ser usado para exposição solar prolongada

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Câncer de Pele - Quando suspeitar

 O câncer de pele é uma doença muito frequente. Nosso  objetivo neste texto é alertar você para reconhecer essa enfermidade no inicio, sendo assim mais fácil de tratar. Vamos descrever um tipo de câncer de pele de cada vez para que fique melhor o entendimento.

CARCINOMA BASOCELULAR NODULAR
CARCINOMA BASO CELULAR é o mais comum dos câncer de pele,  de cada 100 doentes 90 tem este tipo. Inicialmente pode ser confundido com um pequeno "sinal" na pele. É geralmente classificado em quatro tipos que mostraremos a seguir: diferentes :

  • Carcinoma basocelular nodular: tipo mais comum, afeta principalmente a pele do rosto e normalmente surge como uma ferida no centro de uma mancha vermelha;
  • CARCINOMA BASOCELULAR SUPERCIAL


  • Carcinoma basocelular superficial: afeta, principalmente, regiões do corpo como costas e tronco, podendo ser
    confundido com um eritema na pele, ou vermelhidão;


  • FOTO DA REVISTA MÉDICA DE MINAS
    GERAIS.  CARCINOMA BASOCELULAR
    INFILTRATIVO


  • Carcinoma basocelular infiltrativo: é o carcinoma mais agressivo, podendo atingir outras partes do corpo;





    • Carcinoma pigmentado: caracteriza-se por apresentar manchas mais escuras, sendo mais difícil de diferenciar do melanoma, sendo este ultimo extremamente grave do qual falaremos em oura oportunidade.
  • É muito importante os cuidados com a pele, observar manchas e pequenos ferimentos .
    - Veja os exemplos e se você identificar alguma lesão semelhante procure fazer uma consulta com um profissional de saúde para o diagnostico e  tratamento