A copa e a falsa teoria do caos completo

Extrema esquerda e extrema direita juntos contra a copa. Os opostos se uniram em torno de uma tese comum; "a copa é responsável por todas as mazelas do país". Não mais o capitalismo, o imperialismo e cinco seculos de exploração são os vilões da história mas a COPA. Agora a copia virou o opio do povo e portanto é preciso destruí-la, arruiná-la, tirar-lhe o brilho.No esforço para criar um ambiente negativo, adverso a festa esportiva, somam-se aos que são contra o futebol por razões ideológicas nobres, reacionários e conservadores que desejam fazer neste momento do fracasso da copa, o mote maior para a campanha eleitoral, uma vez que o discurso neoliberal não empolga os eleitores que não querem a volta ao passado. 
Já ouvi muitos deles dizerem que torcem pela derrota da seleção brasileira para adicionar algo mais de insatisfação a população. Fazem a negação dos fatos tentando encobrir o que de bom pode vir deste momento.
Assim como é necessário dizer que precisamos de mais recursos para educação, para a saúde e para melhorar a mobilidade urbana, é preciso ser honesto com a verdade e reconhecer os avanços que já foram obtidos nessas esferas, assim como também para além da superficialidade politica e da leviandade eleitoral é preciso pautar a luta por uma profunda reforma constitucional que mude a legislação fortalecendo as conquistas sociais e varrendo definitivamente o entulho do autoritarismo.É necessário dizer com clareza quais são essas mudanças. 
Pois que a luta por melhores dias continue após a copa, mas que não queiram nos tiram o prazer de ver o Brasil mais uma vez campão do mundo. A vitória da seleção não nos tirara o animo de lutar por nossos direitos e pelo aprofundamento das mudanças inciadas nos governos Lula-Dilma. 
Nossos sonhos e nossa luta estão além da copa no horizonte onde a utopia e a realidade se encontram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos