Dia das mães

Anna Jarvis
       Anna Jarvis, foi uma americana a quem se atribui a iniciativa de criar uma data para homenagear as mães. A sua ideia inicial era homenagear a sua mãe, que teve um destacado trabalho para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914.  Posteriormente outros países seguiram o exemplo e no Brasil, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio a partir de 1932.
         Aos poucos o caráter ideológico da data foi sendo dissipado pela motivação comercial. A ideia de um dia para homenagear a todas as mães, vivas ou mortas; uma data em que todos os filhos se lembrassem e homenageassem suas mães. Fortalecendo os laços familiares e o respeito pelos pais foi transformada em uma das datas mais lucrativas do comercio.
A luta de uma mãe
      Hoje é por tanto um bom momento para refletir sobre a importância da mãe e nossas vidas. Refletir sobre esse privilegio divino de gerar um filho e se admirar diante da grandeza do amor de mãe. É o momento de se encantar com as historias fantásticas de grandes mulheres e seus feitos heroicos em defesa dos seus filhos.
Mães que marcaram a história com grandes ações e que em inúmeros casos sacrificaram a própria vida para salvar os filhos.
       Quero neste dia homenagear todas as mães, principalmente a você mãe que passou horas e horas acordada a beira do leito do filho enfermo; àquela mãe que lá no lar mais humilde privou-se do alimento para que não faltasse ao filho o que comer. A mãe que enxerga sempre o filho e a filha como uma eterna criança merecedora do seu carinho, seu afeto e sua proteção. Mães operárias, empresárias, sem teto, a todas um abraço carinhoso e um domingo especial ao lado dos seus filhos e filhas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos