DEMOCRACIA DIRETA X DEMOCRACIA BURGUESA

      Estamos vivendo uma nova etapa na vida politica brasileira, no centro do debate as grandes manifestações de massa, as  varias teses para explicar  o fenômeno e igualmente o esforço das mais variadas forças em se apropriar do movimento ou dele obter ganhos.
        A população brasileira mostra um rápido amadurecimento politico e começa a enxergar com clareza aquilo que a esquerda costuma chamar de "cretinismo parlamentar". Aqueles que nas campanhas se apresentam como defensores do povo, uma vez no parlamento, câmara de vereadores, assembleias legislativas, câmara de deputados, senado, na sua grande maioria, abandonam completamente o seu discurso, onde fazem uma democracia de fachada e os direitos da maioria são subjugados pelos interesses dos poderosos.
      Além disso as diversas casas legislativas, longe de representar os oprimidos, terminam sendo compostas na sua maioria pelos representantes da elite dominante, uma vez que o processo eleitoral extremamente vulnerável a corrupção acaba permitindo a eleição daqueles que mais compram votos, com raras e honrosas exceções. Os grandes lobbies dos interesses burgueses fortalecidos acabam por impor sua vontade respaldados pela mídia aliada, dai o resultam decisões que se chocam com a vontade da maioria da população e a descrença cada vez maior no parlamento.
      O que estamos vendo nas ruas é o questionamento a  tudo isso. O povo que tomar parte nas decisões, quer ser ouvido, quer resposta para os seus problemas do cotidiano. Para que isso ocorra é preciso dar forma as reivindicações, criar um canal de interlocução com as instituições e sobre tudo avançar no fortalecimento da democracia ampliando os canais que permitam a participação popular de forma mais intensa.
    Ou seja, além da luta para assegurar os direitos fundamentais a saúde, educação, transporte de qualidade, melhoria geral nos serviços públicos, é preciso garantir e ampliar os mecanismos institucionais que permitam a participação direta dos cidadãos nas decisões politicas, o que seria as bases para a construção de uma novo regime governo onde a população tenha mais participação, a"democracia direta", onde o poder de decisão do povo e o seu controle sobre as instituição seja cada vez mais forte.
     Os governos em suas varias instancias, municipal, estadual e federal, deve dar resposta as varias demandas apresentadas, por outro lado as manifestações devem além das demandas de curto prazo apresentar uma agenda que contemple os setores oprimidos e que seja incorporadas as metas governamentais. Entre outras coisas que seja facilitada também a apresentação de leis de iniciativa popular nas casas legislativas. 
        Aqui em Juazeiro do Norte que seja revogada imediatamente a Lei Raimundão que reduz salários dos professores e acaba com o PCCR; que sejam reabertas as escolas fechadas; que voltem a funcionar as equipes de saúde da família noturno que foram desmontadas pela administração municipal esse ano; que a emergência pediátrica do hospital São Lucas volte a atender as crianças doente e que o laboratório do centro de dermatologia volte a fazer os exames para o diagnostico de hanseníase e tuberculose.
     Outra questão que precisa ser lembrado é o caráter pacifico e ordeiro que tem que se sobrepor . Impedindo aqueles que querem desvirtuar o movimento para o vandalismo com o intuito de desgasta-lo perante a opinião publica e tirar a sua legitimidade. 
       São muitas as tarefas pela frente.

Ainda há muitos adormecidos e que não compreenderam o significado das mobilizações, mas as sementes de um novo tempo estão plantadas e um governo que tem o compromisso legitimo com os trabalhadores e trabalhadoras deve aproveitar a força que vem do povo para avançar nas conquistas que a nação precisa.
      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos