Black Blocs e a luta anti-capitalista

A revista Carta Capital chamou a atenção para um grupo que se destaca nas manifestações de rua no Brasil e no mundo, o Black Bloc. Identificado como um grupo anti-capitalista unidos por um modus operandi onde estão presentes as depredações de símbolos capitalistas, tomadas de ruas e embates com a policia, além das roupas pretas e rostos cobertos. 
Alguns se reivindicam anarquistas e se posicionam contra a democracia "burguesa" e suas instituições e defendem a democracia direta. São cada vez mais numerosos nas manifestações de rua tornaram-se simbolo do ativismo radical contemporâneo segundo o cientista politico Saul Newman.
Há quem diga que o Black Bloc não é um grupo organizado de forma centralizado  com as características tradicionais e que na verdade seria uma estrategia de luta politica organizada a partir das redes sociais, unidos por concepções e questões objetivas especificas comuns do dia a dia que provocam a solidariedade e indignação dos ativistas.
O professor Pablo Ortellado da USP afirma categoricamente que o Black Bloc veio para ficar pois encontraram no Brasil a conjuntura politica adequada para florescerem e vão da luta contra a globalização e o capitalismo até  a reivindicação de melhorias nos serviços públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos