1º de maio dia do trabalhador ou do trabalho

       O dia 1º de maio é o dia do TRABALHADOR ou do trabalho, ou tanto faz? O dia 1º de maio é o dia do trabalhador porque é resultado da luta pela redução da jornada de trabalho que no século XIX chegava a dezesseis ou doze horas por dia em situação penosa e insalubre.
    Os trabalhadores não tinham direitos e eram obrigados a trabalhar debaixo de mal tratos, desta forma passavam os melhores anos das suas vidas tendo sua força de trabalho explorada até ficarem doentes ou morrerem.
    Cansados do sofrimento os trabalhadores se organizaram e iniciaram uma luta pela redução da jornada de trabalho para oito horas diárias e foi com a campanha por 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de repouso que a internacional socialista 1889 mobilizou a classe trabalhadora para anualmente realizar uma greve geral em 1º de maio pelo atendimento dessa reivindicação, as mobilizações cresceram e tornaram-se expressivas e a voz do trabalhador ecoou pelo mundo todo.
   A repressão ao movimento foi violenta, principalmente nos Estados Unidos, como na revolta de Haymarket, veja mártires Mártires de Chicago quando muitos foram perseguidos e assassinados e até hoje esse país é um dos poucos em que o 1º de maio não é feriado.  Foi a França a primeira nação a reconhecer a jornada de trabalho de oito horas em 1919, seguido da  Russia em 1920 e do Brasil em 1925.  O certo é que a partir dessa época a data passou a ser centro de grandes mobilizações e protestos no mundo todo, sempre em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
   Em alguns países a data passou a ser feriado e a classe dominante e iniciou um processo de descaracterização do 1º de maio como um dia de luta, Passaram a chamar de dia do "trabalho" e fazer shows e festas em substituição das grandes manifestações e passeatas. 
     Alguns sindicatos de orientação ideológica Marxista chamam a classe trabalhadora a nesse dia fazer uma reflexão profunda sobre o seu papel histórico e aprofundar a luta não só em defesa dos seus direitos trabalhistas mas também pela substituição do sistema econômico capitalista por outro.
    Nesta data os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e do mundo reafirmam o 1º de maio como o seu dia e a sua determinação de lutar por uma sociedade justa e solidária. Nesta ocasião eu quero homenagear os trabalhadores de Juazeiro do Norte fazendo uma referencia honrosa aos servidores públicos do muncípio em greve em defesa dos seus direitos.
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos