Para entender as eleições em Juazeiro

      A maioria das forças politicas que atuam em Juazeiro do Norte  procuraram fazer das eleições de 2014 o laboratório para  2016,  antecipando  assim o cenário  daquilo que pode vir a ocorrer nas próximo pleito. Naturalmente procuram ocupar novos espaços e assim fortalecer-se para a próxima disputa.
     Nas eleições de 2010 foram eleitos 3 deputados federais identificados com Juazeiro, Raimundo Macedo, Salviano e Arnon. Uma vez eleito prefeito Raimundão pensou em ocupar novos espaços elegendo um filho deputado federal e outro deputado estadual, antecipando-se a derrota e com a finanças completamente abalada recuou e apoio nomes fora do seu ciclo familiar com resultado pífio.  Raimundão é o principal derrotado nestas eleições, uma vez que até seus candidatos aos cargos majoritários ficaram muito aquém da votação esperada na cidade, o que foi resultado da rejeição ao seu mandato e da falta de empenho efetivo, nisso o maior prejudicado foi Vasques Landim.
    Salviano, em um gesto enigmático,  desistiu da candidatura a deputado federal, deixando deste modo de ocupar um espaço importantíssimo para quem deseja disputar as eleições como candidato a prefeito, Ficando a duvida quanto a sua real intenção de voltar a disputar cargos. 
     Já reeleição de Arnon, agora como o único deputado federal de Juazeiro do Norte, e a melhora substancial na sua votação, que resistiu aos ataques da máquina de Raimundão, o deixa fortalecido para o próximo período. 
    No caso do PT, há uma situação ambígua e contraditoria onde a expressiva votação do partido contrasta com a frustração da não eleição do seu candidato local a deputado estadual, diga-se de passagem que no contexto geral o resultado do PT ao legislativo estadual e nacionalmente a nível federal deixou muito a desejar.Um outro problema que tende a fragilizar ainda mais o partido é a sua divisão interna que tende a piorar até as eleições.
    Encenaram a sua participação de maneira mais ativa na politica os empresários Gilmar Bender e Tales Macedo respectivamente precandidatos a prefeito e vice que apoiaram as candidatura do deputado federal Balma e do estadual Wellington Landim.
     De maneira surpreendente para a maioria dos analistas, o vereador Normando Soracles recebeu expressiva votação na cidade e sai da disputa eleitoral credenciado para disputar as eleições de 2016 como candidato a prefeito já tendo inclusive anunciado essa intenção.
    O Psol com Demontieux Fernandes teve a consolidação do seu espaço politico e do ponto de vista ideológico representa a novidade a esquerda em contra ponto ao fortalecimento dos setores da direita que tentam se credenciar como alternativa ao governo do PT. 
   O resultado do segundo turno certamente trará desdobramentos para o futuro politico de Juazeiro do Norte e ganhe quem ganhar 2015 promete ser um ano de grandes turbulências politicas.  
   

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos