Juazeiro 104 anos, nada a comemorar


Dia 22 de julho de 2015, cento e quatro anos do município de Juazeiro do Norte e não há nada a comorar. A cidade vive o seu pior momento politico fruto do desastre administrativo que foi a eleição do candidato das elites atrasadas e reacionárias da cidade, Raimundo Antônio de Macedo. 
Raimundão foi eleito as custas do abuso do poder econômico, da manipulação da mídia, da mentira, da calúnia  e da corrupção eleitoral. A sua eleição foi o resultado da soma de todos os vícios políticos
A comemorar :
Vitória do MP no combate a corrupção
A experiência da primeira gestão de Raimundo Macedo era conhecida e não havia duvidas quanto ao desastre que seria a segunda. No bastidores comenta-se que a campanha eleitoral de Raimundo Antônio de Macedo orbitou a estratosférica quantia de 19 milhões de reais, dinheiro esse que teria vindo de empréstimos contraídos com os mais diversos agiotas, empresários e políticos. Todos ávidos por um retorno compensador a curto prazo.
O resultado não podia ser outro, durante o tempo que esteve a frente da gestão os esforços do prefeito foram direcionados para saldar os compromissos de campanha e fazer caixa para o próximo pleito. Agravaram ainda mais esse quadro sinistro a ambição desenfreada e a sede de riqueza, poder e luxo "de muitos" dos integrantes do núcleo gestor do governo Macedo. 
Praça destruída marca do governo de Raimundão
As demandas do município, os compromissos com a educação, saúde e assistência social foram rapidamente esquecidos. Juazeiro chega aos 104 anos com um retrocesso assustador em todas as áreas: Educação no vermelho, turnos escolares fechados, falta de merenda escolar, desvios de recursos do FUNDEB; Saúde em crise com greve de profissionais há cinco meses, hospital Estefânia e farmácia 24 horas fechados, desativação dos ambulatórios noturnos, UPA Frei Jeremias, emergência pediátrica do hospital São Lucas; Retirada de direitos e gratificações dos servidores públicos; Cidade esburaca, obras inacabadas; fim das festas populares como o Jua-Forro, carnaval etc. 
O Ministério Publico Estadual em um trabalho criterioso conseguiu aquilo que muitos julgavam impossível, afastar o prefeito do cargo por 180 dias. As provas apresentadas são solidas e irrefutáveis. Os promotores identificaram o modus operandi do grupo, encontraram grande quantias de dinheiro circulante nas contas do gestor, empresas fantasmas, "laranjas", etc. Apesar disso Raimundão teima em voltar, mantém forte influência no governo e dele consegue se nutrir ainda, politica e provavelmente financeiramente, desafiando o MP, a lei e a ordem. 
O povo de Juazeiro assiste passivamente o desenrolar dos fatos. Esperam uma reação do prefeito em exercício, que temerariamente espera uma decisão final da Justiça
Nós entendemos que esse é um momento de agir, de romper com o moribundo governo de Raimundo e trabalhar em cima de um programa minimo que venha ao encontro das aspirações populares.
Acredito por fim que a unica coisa a comemorar é a vitória parcial e a até agora temporária do Ministério Publico sobre a corrupção do governo de Raimundão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos