Quem vai lucrar com a terceirização do Hospital São Lucas?

 Raimundão desafia o Ministério Público Federal, não cumpre o TAC da saúde e terceiriza o hospital São Lucas. Primeiro ele fechou a emergência pediátrica do hospital e foi arruinando progressivamente os serviços. Agora acintosamente executa a terceirização daquele nosocômio.
  A pergunta chave da questão  é quem vai lucrar com a terceirização?
 Raimundo Macedo em seu primeiro mandato tentou transferir o hospital São Lucas para uma associação suspeita de pertencer a amigos seus, naquela ocasião foi a mobilização popular que impediu que o ato acontecesse.
   Hoje o prefeito  terceiriza o hospital em um procedimento  completamente sob suspeita. Um ,negocio feito a toque de caixa que me pareceu previamente combinado. Fui informado da empresa vencedora um dia antes da realização do certame.
   Os gastos com o hospital devem dobrar com a terceirização,  apesar disso muito provavelmente as relações trabalhistas com os funcionários não concursados devem ser brutalmente precarizadas. Muitos municípios que optaram por esse procedimento foram obrigas a desfazê-lo devido o auto custo para os cofres públicos. Além disso, em muitos casos alguns procedimentos começaram a ser cobrados em um total afronta aos princípios do SUS e não houve melhora na qualidade do atendimento prestado a população.
  Por que Raimundão escolheu o hospital São Lucas? Porque hospital São Lucas tem vários convênios com o governo do estado e governo federal que asseguram aquela instituição muitos repasses fundo a fundo sendo portanto o de melhor equilíbrio financeiro em relação ao seu custeio. Isso assegura ao empresa favorecida a certeza que terá gordos repassas. Por essa razão não escolheu o Hospital Estefânia que precisa voltar a funcionar ou a UPA do bairro João Cabral que precisa inciar o seu funcionamento.
    Uma rápida leitura no termo de referencia deixa muitas preocupações quanto as reais intenções desta ação do prefeito Raimundo Macedo, no anexo II no ultimo item nos surpreendemos com a descrição SERVIÇOS TÉCNICO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO VALOR 116.800,50 REAIS, para uma empresa que se diz sem fins lucrativos esse jé é um bom começo. Mas não é tudo, muitos outros valores merecem explicação, para não ficar enfadonho vou citar alguns: lavanderia hospitalar, que antes custava entorno de 43 mil reais ira saltar para 100 mil reais; manutenção e reparo 150 mil por mês, ou seja um milhão e trezentos mil por ano; Engenharia Clinica 20 mil por mês, significa que os equipamentos irão quebrar com regularidade e em grande quantidade; e o mais obscuro, diante de um quadro de profissionais onde a maioria é concursada, estima se um gasto com médicos de 700 mil reais, e com outros profissionais de 799 mil reais entre outras coisas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos