O governo Temer e a crise dos Hospitais filantrópicos no Cariri

Temer congela gastos com a saúde
     O SUS - Sistema Único de Saúde, era um sistema em construção. Apesar das dificuldades, os serviços de saúde cresceram e se diversificaram rumo a integralidade e a universalização, metas  então ainda muito longe de serem alcançadas mas promissoras.
    Nesse processo de crescimento do SUS ficou claro que se fazia necessário a ampliação dos recursos destinados a sustentação financeira dos serviços novos e a manutenção dos antigos ofertados, indo da atenção básica ao atendimento especializado. Ou seja evidenciou-se também a carência do reajuste dos valores dos procedimentos hospitalares e da atenção básica praticados.
      O atual governo, surgido de um golpe parlamentar, está na contra mão disso ao implantar uma politica ultra neoliberal, que tem como fundamento reduzir a presença do "Estado" na responsabilidade de diversas ações entre elas a saúde publica.
      Sem os recursos necessários o SUS se tornará inviável e o atendimento público é o primeiro a sofrer, perdendo em qualidade e quantidade.  
     A primeira maldade contra o povo praticada pelo governo Temer foi uma Lei chamada Novo Regime Fiscal que congelou os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Esse pacote de maldades atingiu em cheio a saúde púbica, assim o SUS passou a ser desconstruído com o claro objetivo de favorecer os grandes grupos que comercializam com a saúde, fazendo do doente  lucro e da doença  mercadoria.  
     No Cariri, hospitais públicos e privados conveniados com o SUS tiveram sua situação piorada  pela falta de recursos. Sendo os usuários destes nosocômios os principais prejudicados.
    Neste momento nos somamos a todos aqueles que clamam por uma solução do problema vivido pelos hospitais Santo Antônio e São Vicente da Barbalha.
      Pessoalmente acredito que a mudança da situação atual passa necessariamente pela substituição do governo Temer, incompatível com o modelo de saúde nascido da Constituição de 1988, por um novo Governo capaz de restauram o regime democrático e convocar uma constituinte, livre, democrática e soberana.
     Somente  um novo governo, que surja das urnas com legitimidade e força, que represente a vontade soberana do povo, um governo que tenha compromisso com a construção de uma sociedade socialmente justa e democrática,  capaz de mudar radicalmente o curso neoliberal do estado brasileiro e que retome a construção do Sistema Único de Saúde rumo a sua integralidade e universalidade com qualidade terá vontade política suficiente para solucionar a crise da rede hospitalar do Cariri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos