A criança não pode esperar


Do poema de Gabriela Mistral  "Seu nome é hoje" 
http://projetomissionariomandacaru2.blogspot.com/


.....
Muitas das coisas
de que necessitamos
podem esperar. A criança não pode
Agora é o momento em que
seus ossos estão se formando
seu sangue também o está
e seus sentidos
estão se desenvolvendo
A ela não podemos responder “amanhã”
Seu nome é hoje.


       Lembrei desse poema quando assiste na televisão o drama das mães com filhos doentes na fila a espera por uma consulta no hospital Maria Amélia, adquirido na nossa gestão e hoje o único local de atendimento do SUS de urgência em pediatria, depois que foi encerrado as consultas de emergência no hospital São Lucas pela atual gestão.
       Quando eu era prefeito muitas vezes me apresentaram a proposta de parar o atendimento pediátrico do hospital são Lucas, sob pretexto e diminuir custos da saúde. Eu sempre fui contra essa iniciativa: primeiro porque uma cidade do tamanho de Juazeiro precisa abrir novos serviços de emergência pediátrico e adulto, aumentando as opções de socorro médico e não diminuir o que já existe. .Por isso encaminhamos a construção de duas UPAS, unidades de pronto atendimento 24 horas, uma delas já com a estrutura física pronta no bairro Limoeiro.  Em segundo lugar porque quando se trata de assistência médica e socorro às pessoas doentes, principalmente crianças, não se pode falar em reduzir gastos, haja vista a distância que nos encontramos do atendimento médico com a qualidade ideal. Por tanto  precisamos de mais investimento, no SUS para cuidar melhor das pessoas.
        Foi um erro crasso fechar onze equipes de atendimento noturno, aumentando a demanda reprimida e obrigando as pessoas a procurar as emergências que ficam cada vez mais lotadas. Foi criminosa a atitude de desmontar a emergência pediátrica do hospital são Lucas, pois na pratica isso significa criar barreiras geográficas para aqueles que moram nas imediações do serviço, além de aumentar as filas no hospital Maria Amélia, arruinar a qualidade do serviço com uma demanda além da capacidade suportada. Porque existe um volume de atendimento aceitável para o bom funcionamento de qualquer serviço e para o trabalho com qualidade do profissional de saúde.
        Quando se trata da saúde das crianças não se pode esperar! O atraso no atendimento devido as longas filas de espera, a falta de serviços especializados, expõe esses infantis ao risco maior de sequelas e morte. Eles precisam  dos cuidados o mais  acessível e rápido possível. 
       As crianças não podem esperar, seu nome é HOJE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos