As chuvas e os cuidados com a saúde

 Com a chegada das chuvas devemos alertar a população para os cuidados com alguns problemas provocados por alagamentos.
   Doenças que são transmitidas através da água, as chamadas doenças de veiculação hídrica, costumam aumentar neste período    A forma de contagio se dá ou porque você bebeu uma água contaminada, ou em outros casos porque água contaminada esteve em contato com a sua pele.
São muitas as doenças que se encontram nesse contexto.  As mais importantes são a Leptospirose; provocada pela urina do rato que pode ser transmitida pelo contato com a água,  doença essa que pode ser muito grave e provocar a morte; E aquelas como hepatite A, salmonelose, shiguelose, diarreias etc,  resultado da ingestão de água contaminada ou alimentos que tenham sido lavados com água contaminada. De menor gravidade multiplicam-se as micoses de pele. Sendo recomendado evitar as brincadeiras na chuva  principalmente nas áreas onde não há saneamento básico.
   Além disso, com as chuvas aumentam a proliferação do inseto da dengue e consequentemente da doença. Ainda por conta do excesso de água podem ocorrer mais acidentes de transito, desmoronamento entre outros problemas.
    Cuidado especial devem ter os trabalhadores que tem contato com as águas servidas, pois estes se constituem em grupo de risco potencial a essas moléstias e devem usar os equipamentos de proteção individual para evitar a contaminação. 
      No mais cuidar para que a água do consumo e do uso diário seja bem tratada. Que o inverno seja bom para que os alimentos sejam fartos a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos