As mobilizações e as novas conquistas

      Aconteceu no país como um todo e aqui não foi diferente. As mobilizações populares já  obtiveram vitórias importantes. A principal delas foi o seu reconhecimento com expressão legitima da vontade popular e a manifestação de direitos ainda reprimidos ou não atendidos. A redução das tarifas dos transportes coletivos, a derrota na câmara dos deputados da PEC 37 e a preocupação do governo federal  com uma resposta efetiva e rápida às varias demandas incluídas como prioridades na agenda nacional.
      Está ficando claro que o que se quer nas ruas é uma reforma politica administrativa que somente poderá ser viabilizada por meio de uma constituinte que faça a revisão da constituição brasileira atendendo aos clamores da população, fortalecendo as instituições democráticas ampliando a particirpação popular e  resolvendo as questões levantadas na segurança, educação, saúde e transporte entre outras.
      Ao meu ver a presidenta Dilma deu um passo importante para resolver esse nó politico, e logico encontrou a resistencia das forças reacionarias de plantão que não desejam as mudanças exigidas nas ruas e que provavelmente alimentam o sentimento que as mobilizações democraticas sejam consumidas pelo fogo do vandalismo que teima em disvirtuar o foco da luta popular.
      Partindo das questões imediatas precisamos avançar na consolidação do estado democratico de direito, na ampliação cada vez maior dos espaços e foruns de participação popular, no combate a corrupção e no acesso a uma justiça laica e agil.     
     O governo da presidenta Dilma reune todas as condições para avançar no sentido aspirado pelos movimentos populares e acredito que essa energia das massas será a força propulsora das mudanças que a presidenta deseja fazer.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos