Em defesa do passe livre estudantil

     O passe livre estudantil é uma bandeira historia da categoria, um sonho que parecia muito distante, e que  nos últimos dias voltou a tona revigorado pelas manifestações das ruas iniciadas em São Paulo pelo MOVIMENTO PASSE LIVRE que se mobilizou contra os aumentos das passagens dos transportes coletivos. A Luta vitoriosa abriu espaço para outras conquistas e inspirou multidões que estão nas ruas em defesa de varias reivindicações que muitos já julgavam perdidas O passe livre estudantil entra então, novamente na ordem do dia, como uma causa possível.
   Durante o governo do prefeito Manuel Salviano uma importante conquista foi obtida nesse sentido que foi o transporte de estudantes universitários para a URCA na vizinha cidade do Crato, esse serviço foi continuado nas gestões seguintes e durante o meu governo procuramos ampliar e melhorar o transporte escolar comprando catorze ônibus novos e transportando os estudantes das comunidades rurais no horário noturno. 
     A ideia era aumentar a oferta de transporte escolar até contemplar todos os estudantes da rede publica de ensino. Dois caminhos poderiam levar a isso: a aquisição de mais ônibus escolares ou a contratação de prestadores de serviço.
    No momento atual o financiamento para isso poderia ser a partir dos convênios com o governo do estado e federal  que na  educação permitem tal investimento, e c. aso insuficientes complementados com recursos próprios do município.
   No caso de Juazeiro do Norte poderiam ser usados os recursos que outrora estavam destinados ao pagamento dos shows no Juaforro, suspenso pela prefeitura, algo proximo de um milhão e duzentos mil reais.
    Na impossibilidade de implantar o passe livre para todos os estudantes de uma unica vez, a sua operacionalização poderia ocorrer por etapas, iniciando-se com os estudantes de baixa renda que residem longe das escolas até alcançar todos sem distinção. Deste modo estaremos benificiando um grande numero de famílias que se sacrificam para enviar seus filhos as escolas.O primeiro passo para isso pode ser um projeto de iniciativa popular propondo o passe livre. Para que isso ocorra, aqui em nossa cidade precisamos de aproximadamente oito mil assinatura. Quem se habilita?
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos