A campanha das diretas e a ditadura militar

   Esse mês, mais precisamente no dia 25 de janeiro fazem trinta anos do incio de um vigoro movimento que derrubou a ditadura militar brasileira. Aquelas manifestações que ficaram conhecidas como campanha das "diretas", pois mobilizaram o povo brasileiro para cobrar do governo ditatorial a volta das eleições diretas para presidente, governadores, senadores, prefeitos das capitais e que  foi na verdade um tiro no coração da ditadura militar que colocada em xeque por milhões de manifestantes.procurou uma saída honrosa e a transição "lenta e gradual" para a democracia temendo o pior para si.
   A campanha pela redemocratização do Brasil e pelo fim da ditadura militar foi inicialmente organizada pelo Partido dos Trabalhadores, organizações clandestinas, e partidos de esquerda ainda na ilegalidade.  isso ocorreu em novembro de 1983, em frente ao Estadío do Pacaembu em São Paulo, inicialmente tímida, as manifestações foram crescendo na medida em que o povo aderia em massa ao chamado a luta pelo fim do governo militar.
   No decorrer do movimento ficou claro a divisão do mesmo onde estavam presentes aqueles que queriam manter as reivindicações dentro dos marcos da democracia burguesa e outros que pretendiam aprofundar a luta questionando as bases doo próprio estado burgues, prevalecendo a primeira tese.
   Aqui em Juazeiro coube a nós a tarefa de organizarmos as poucas manifestações ocorridas, naquela época feita por estudantes onde em uma deles tivemos a participação de um único parlamentar o vereador Antero Silva Neto. Contrastando com as grandes mobilizações ocorridas no Brasil aqui em Juazeiro as passeatas e comícios não reuniram mais 100 pessoas em uma estimativa generosa, sendo em sua maioria composta por estudantes.
    As mobilizações por eleições diretas foram com certeza uma autentica e verdadeira revolução democrática  que questionou e derrotou nas ruas a combalida e desmoralizada ditadura militar brasileira. A votação no congresso da emenda que possibilitou a volta das eleições foi o resultado institucional da mudança feita pela força popular nas ruas.
   Esse fato relevante da nossa história politica, associado as vigorosas manifestações ocorridas o ano passado mostram que a força do movimento organizados e das manifestações de rua podem produzir mudanças extraordinárias. Na conjuntura atual estão colocadas a necessidade de uma nova assembleia constituinte exclusiva para fazer a reforma politica tão necessária a aperfeiçoas os mecanismos da democracia e limpar da constituição de vez os resquícios do autoritarismo e da ditadura militar ainda presentes na lei maior brasileira e na republica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos