Sucessão estadual PMDB X PT X PROS

     É pauta na imprensa, a falta de acordo entre PT, PMDB e PROS,Guimarães, Eunício e Cid, o que leva a sucessão estadual a ser discutida em Brasilia em busca de uma solução que possa manter a aliança. Missão que parece impossível dado o conflito de interesses. 
   Eunício Oliveira, senador, com uma poderosa estrutura de comunicação ao seu favor, em campanha aberta para o governo do estado não abre mão de sua candidatura. Há quem diga que tinha um acordo fechado com o governador Cid nesse sentido quando da formação da aliança para apoiar a candidatura de Roberto Claudio a prefeito de Fortaleza. Aliado de primeira hora do governo Federal, espera deste o reconhecimento e o apoio do PT a sua candidatura ao governo estadual, caso contrario, pragmático não exitara e buscar o apoio de Tasso Jereissati mesmo que isso custe o fim da relação com o governo Federal. 
    Cid Gomes, governador do Estado do Ceará, politico extremamente habilidoso, já reeleito e que mostrou em várias ocasiões ser capaz de eleger seu candidato. Aliado do governo Federal, tendo inclusive rompido com o seu partido em troca do apoio a Dilma e vice versa. Cid quer manter sua força e o controle da maquina estatal, seu futuro politico passa por isso. Não se sente seguro sem uma pessoa do seu grupo dirigindo o governo.
   Guimarães, deputado federal e força politica maior no PT do Ceará, sonha ser candidato ao senado, mais está disposto a sacrificar qualquer projeto pessoal para fortalecer o palanque nacional do Partido dos Trabalhadores  no Ceará, com Dilma ou Lula. Tanto Cid quanto Eunício assegurarão apoio ao projeto de Guimarães para o Senado, a diferença pare ser por conta de compromisso da direção nacional do PT com Cid Gomes.
   As coisas rumam para a consolidação da ruptura do PROS com o PMDB, ou seja Eunício Oliveira deverá ser candidato sem o apoio do governado, que tem como opções mais prováveis o deputado Estadual Zezinho Albuquerque ou o vice-governador Domingos Filho, ficando a vaga de vice-governador para o PT, onde  aparece o nome de Camilo Santana, com grande chances.
    Neste caso Guimarães seria candidato a reeleição como deputado federal de olho na presidência da Câmara dos Deputados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos