Crime ambiental: Para entender as obras no Parque Ecologico

     A noticia da semana é a construção de três obras do município no Parque Ecológico das Timbaúbas o que levará a uma profunda mutilação daquela área de proteção ambiental. Procurei analisar as prováveis razões que levariam um prefeito a tamanho desatino, antes porém é preciso compreender o parque das Timbaubas, veja o que diz a SEMACE sobre o mesmo:



Criado através do Decreto Municipal No. 1.083, de 23/03/95, pelo prefeito MANOEL SALVIANO SOBRINHO.


O Parque Ecológico das Timbaúbas foi concebido para recuperar a Várzea da Timbaúba e proteger seus mananciais. As pressões de ocupação devido à construção de residências e empreendimentos são intensas contrariando a concepção básica desta unidade de conservação.

Localiza-se no Município de Juazeiro do Norte e ocupa 634,50 hectares, numa faixa de terra ao longo das calhas dos rios Salgadinho e Timbaúbas, além de outros afluentes de menor porte.

No interior do Parque estão localizadas 11 fontes naturais, que são responsáveis por 70% do abastecimento da cidade com água potável.

Os dados são da SEMACE e embora careçam de atualização refletem a importância do manancial a ser preservado.


Ver-se então que, dada a sua importância, o Parque Ecológico das Timbaúbas é uma obra emblemática da gestão do prefeito Manuel Salviano e um simbolo da luta em defesa do meio ambiente em Juazeiro do Norte,  Raimundão sabe disso, e tem o ex-prefeito como principal adversário na disputa com o seu filho candidato a deputado federal,. O que quer Raimundão na verdade. Derrotar Salviana na reeleição para a câmara dos deputados e destruir a memória histórica das suas grandes realizações como o parque Ecológico, e a sim aos poucos e desconstruindo as marcas e símbolos que marcaram honrosamente o mandato do prefeito Salviano.
As obras que pretende fazer, cujo recursos foram conseguidos na nossa gestão e que deveriam ser feitas em um local de  fácil acesso a população irão mudar completamente o perfil do parque levando até lá os riscos biológicos inerente aos serviços de saúde. como será o caso do centro de reabilitação.
Em defesa da natureza estão se mobilizando os ambientalistas, ecologistas e pessoas de bom senso, Que neceasse momento a mãe natureza com sua voz sussurrante, fale no ouvido daqueles que trairão a sua causa e que  martele as consciências daqueles que  vergonhosamente tornaram-se cúmplices desse crime ambiental. 






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos