Juazeiro Capital da Fé

Em janeiro o Governo do Estado dará início à construção de um letreiro na colina do Horto com as palavras “Juazeiro Capital da Fé”, essa obra não pode ser vista como um plágio tupiniquim do celebre Hollywood, edificado no Mount Leem no distrito do mesmo nome em Los Angeles, inicialmente construído como peça publicitaria de um loteamento, que posteriormente transformou-se em um celebre ponto de referência turística. Aqui, diferente do outro, o letreiro imporá a população de Juazeiro do Norte uma permanente reflexão sobre os compromissos que todos devemos ter para fazermos jus ao honroso título de Capital da Fé.

A Fé é uma das três virtudes teológicas, e portanto, devem estar junta a esperança e a caridade, nós, moradores de Juazeiro, antes de todos os outros, devemos nos empenhar com o máximo de nossas energias para fazermos de nossa terra um ambiente onde essas três virtudes se encontrem. Ser Capital da Fé pressupõe o mais profundo respeito a Crença Virtuosa do nosso próximo, a tolerância e a harmonia entre todas as religiões. Além disso às virtudes teológicas devem se juntar as virtudes cardinais: a justiça, a fortaleza, a temperança e a prudência.

Ver-se então que ser Capital a Fé requer de todos nós um esforço extraordinário no cotidiano de nossa vidas para fazer da Terra do Padre Cícero, hoje centro de peregrinação romeira do Nordeste Brasileiro, uma cidade mais acolhedora, pacifica, fraterna e solidaria, onde as pessoas renovem as suas esperanças por ser aqui não só uma terra de oportunidades, mas sobre tudo por ser um local onde a fé individual e coletiva podem ser revigorada.

Ser Capital da Fé requer também que justiça social seja a marca da cidade e que portanto todos os serviços públicos funcionem com perfeição sendo esse um elemento fundamental do bom acolhimento do nosso visitante e do nosso povo.

O letreiro, lá no Horto, nos cobrará a cada dia esse compromisso, como exemplo de Fé, Caridade e Paz e tudo que essa pequena palavra puder conter.


Esse Letreiro vem acompanhado de uma série de outras obras do Governo Camilo Santana que com ações concretas da passos largos para transformar este município em um lugar mais acolhedor. Já são muitas as construções em andamento, reforma na praça Padre Cícero, Teleférico do Horto, avenida do Contorno, Estrada Juazeiro - Missão Velha, Programa Mais Infância, CRAS, implantação de dois territórios do Ceará Pacifico, Areninha, etc. Cabe a nós fazermos no dia a dia a nossa parte exercendo cada uma das virtudes a cima e fazer desta cidade amada a Capital da Fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos