Dia de finados , uma reflexão sobre a morte

Hoje é uma data dedicada a memória dos mortos, chamada de dia de FINADOS, dia dos MORTOS ou dia dos FIEIS DEFUNTOS. Segundo os relatos disponíveis sobre a origem do dia a homenagem ou a reflexão evocada nesta data vem da crença que devemos fazer "algo" para assegurar uma vida espiritual "feliz "a quem morreu.  No fundo seria também uma forma de nos tranquilizarmos, quem sabe, assegurando que quando estivermos na mesma situação alguém ira orar por nós e zelar pela nossa memória. 

Os costumes são muito variados, alguns choram, rezam, fazem orações e rituais , visitam túmulos, acendem velas (e aqui há os que vendem as flores e as velas), mas há lugares, segundo dizem, que se faz uma grande festa pois se acredita que neste dia os espíritos dos mortos nos visitam.

De uma forma ou de outra, essa é uma data que põe a prova a nossa fé, para os que tem fé, ou certamente aprofundam as duvidas ou quem sabe a certeza daqueles que simplesmente não creem em vida após a morte .

Eu, neste dia, costumo lembrar dos meus parentes e amigos que já morreram, sempre com muitas saudades dos bons momentos. Nunca ou raramente vou aos cemitérios, lá fragilizo a minha fé, pois me parece um ambiente que contribui com a tese da morte ponto final. Tristes e sombrios, cheio de lagrimas e lamentos, e o pior, alguns destes cemitérios (os dos pobres)  completamente abandonados, sujos, desorganizados, com restos de caixões e até mesmo de  ossos encontrados pelo caminhos, contribuindo ainda mas para um cenário doloroso. 

Longe disso, penso com respeito e admiração em todos que souberam enfrentar a morte de forma destemida. Por fim reflito no esforço de todas as religiões para assegurar a certeza de uma vida espiritual, capaz de vencer a morte. E conhecendo as minhas incertezas peço a Deus que aumente a minha fé, e nos dê força para garantir aos mortos além dos rituais religiosos o respeito aos direitos post mortem .  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raimundão e o sumiço das ruas do shopping

Terreno da Lagoa Seca (Jardim Gonzaga) e Lagoa Ville não foram permutados, documentos e fatos